professoras
EROTILDES CRISTINA
ISAURA GORETE
ZOLEIDE DA ROSA
Justificativa : É importante e básico para os alunos conhecerem a realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, no Brasil e no mundo. As vivências e os estudos propostos no projeto visam proporcionar ao aluno um espaço favorável a sua atuação, enquanto sujeito ativo das ações sociais e, consequentemente, indivíduos transformadores do meio.
Objetivo: O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsáveis pela limpeza da escola e da cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletivas a fim de que possa ser reciclado e transformado novas coisas. Tornando-os conscientes das conseqüências oriundas da não preservação do meio ambiente .
Conteúdos : a parte do currículo que escolhemos para trabalhar foi o estudo do meio , dando ênfase ás questões ambientais , entro dos seguintes componentes :
Língua Portuguesa – apresentação do alfabeto e construção da escrita : letras e sílabas
Ciências – reciclagem , separação e decomposição do lixo, bem como sua influencia na vida o planeta .
Arte – produção de desenhos , confecção e brinquedos , roupas , acessórios feitos de material reciclado , canções e brincadeiras infantis . Elaboração de uma peça abordando os aspectos do meio ambiente .
História e Geografia – localização geográfica e pesquisas sobre a problemática do lixo.
Metodologia e Procedimento:O projeto terá inicio em abril /2009 , com uma sondagem junto aos alunos , destacando-se a problemática do lixo . A partir esta sondagem realizamos um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema em questão para ser trabalhado em sala de aula . será elaborado um plano de aula , utilizando bibliografias e matérias disponível na escolas como vídeo , Cd musicais , revistas e modelos de atividades que propiciem a confecção de brinquedos com produtos reciclados : garrafas plásticas , rolos de papel higiênico, potes de iogurte , palitos de picolé, tampinhas etc. Palestras com especialistas também poderão ser previstas
Avaliação : A avaliação do projeto , será observado através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção os três “ R” Reduzir, Reutilizar e Reciclar . Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam de que toa matéria prima pode ser reaproveitada e de que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão considerados positivos
BRINQUEDOTECA
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário