domingo, 13 de dezembro de 2009

Aniversário do Diretor Luiz Garcia...FELICIDADES



Parabéns pelo Seu Dia!!

Diretor: Luiz Garcia Junior, Completa mais um ano de vida.

Todos alunos funcionários e professores Desejam as ricas bençãos de Deus sobre vossa vida.

Que Seus Sonhos sejam realizados...

E que sempre a proteção de Deus esteja sobre sua vida e de sua familia

Agradecemos por tudo quanto já tem feito pela nossa escola e por nós, e também de muito ainda que irás ´fazer.

PArabens Luiz.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Concluintes do Projeto Inclusão Digital Turma 03 - 2º Semestre de 2009

ESCOLA CHAPEUZINHO VERMELHO - TERRA NOVA DO NORTTE -MT

DHIONATAM MARQUES DOS SANTOS
EDICLÉIA VASCONCELOS DE LIMA
EDUARDO HENRIQUE M. DOS SANTOS
FELIPE ALVES RIBEIRO
FERNANDA A. MONTEIRO
IARA LUANA DE S. PESSOA
IGOR LUAN PESSOA
INGRID CRISLAINE GOULART
JONES GODÓI
JULIANA CRISTINA
LUAN BARBOSA
LUCAS RUAN CASELANE
LUDIMILLA KAFFER
MANOEL LIMA RIBEIRO DOS SANTOS
POLIANA CUNHA
SABRINA DOS SANTOS
SAIONA GABRIELA
RAMIRES ALVES
TIAGO JULIAO
LEONARDO DE SOUZA
LARISSA DIAS
ANA MARA RIBEIRO SANTOS

Horário de Atendimento Tec. Rubia Rossi


TURNO
segunda -feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira

Matutino
7:00 ÀS 11:00 9:00 às 11:00 7:00 ÀS 11:00 9:00 às 11:00 7:00 às 11:00
Vespertino

13:00 ÀS 17:00 13:00 ÀS 15:00 ************* 13:00 ÀS 15:00 13:00 às 15:00
Atendimento Professores – quarta-feira 17:00 as 18:00

Noturno

*************19:00 ÀS 22:00 19:00 às 22:00 19:00 ÀS 22:00 19:00 às 21:00 *

Horário de Atendimento Tec. Jean Barbosa

segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira

Matutino
**************** 7:00 às 11:00 ************ 7:00 às 11:00 9:00 às 10:00
Vespertino


13:00 às 17:00 15:00 às 17:00 13:00 às 17:00 15:00 às 17:00 15:00 às 17:00
JEAN Atendimento 17:00 às 18:00 Professores
Noturno
19:00 às 20:00 ****faculdade*** 19:00 às 20:00 ************** 19:00 às 22:00

FORMAÇÃO CONTINUADA- INSTRUINDO PROFESSORES AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS...







FORMAÇÃO CONTINUADA INCLUINDO AS TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA.



Notebook para Professores REALIDADE???


Já é uma realide em algumas partes do estado, para professores que desejam ter o seu próprio PC..> Verifique no site as condições.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Projeto Inclusão Digital - 2009 Turma - 02

CURSO DE INFORMÁTICA “INCLUSÃO DIGITAL”


NOME DOS ALUNOS
NOTA

Poliana e Edicleia
10,0

Luan e Saionara
8,5

Iara e Luana
9,0

Donizete
8,5

Jones
8,5

Igor
10,0

Ingrid e Mara
9,0

Manoel e Leonardo
10,0

Larissa e Juliane
9,8

Sabina
10,0

Dione
10,0

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PROJETO SARAU




PROJETO SARAU




PROFESSORES DE TODAS AS DISCIPLINAS E SÉRIES




INTERDISCIPLINAR




sábado, 1 de agosto de 2009

PROJETO BRINCANDO COM AS CORES


PROFESSORAS

ELIZETE CARVALHO MACIEL

LURDES MENDES

ROSELI GOMES



Acreditando que o trabalho com projetos é uma experiência rica e proveitosa para os alunos, eu quanto professora criei o Projeto Brincando com as Cores Primárias e através deste quero despertar o interesse, a curiosidade e assim tornar mais significativa a assimilação dos alunos no processo de ensino aprendizagem



Objetivos
- Ampliar os conhecimentos dos alunos;
- Despertar a curiosidade e interesse pelas cores primárias;
- Propiciar a exploração de materiais lúdicos baseados nas cores trabalhadas : dia da cor, culinária de gelatina , levar fitinhas , enfeitar a sala com a cor trabalhada, entre outras.
- Trabalhar os diferentes tipos de cores.


Dicas para os professores:
Até os 3 anos, a interação da criança com o ambiente se dá por meio da observação da exploração do espaço, incluindo tudo que está contido nele. Assim, para que ela adquira conhecimento por meio da ação, você pode planejar atividades que utilizem objetos variados, diversificando as possibilidades de interação também com o espaço e os colegas. Como a criança está aprendendo a falar, é fundamental conversar com ela durante as brincadeiras, mesmo que ela ainda não compreenda ou responda

segunda-feira, 6 de julho de 2009

PROJETO MERCADO DE SUCATA


INTRODUÇÃO


A Matemática como um saber imerso no cotidiano, é uma disciplina que se apresenta com grandes entraves para a aprendizagem de muitos e situa-se como uma área que necessita ser bem compreendida para que possa ser bem ensinada. O grande desafio é a busca de opções e maneiras lúdicas que venham a contribuir na superação das dificuldades encontradas por professores e alunos no cotidiano. Ensino aprendizagem dessa disciplina.
Segundo STEGEMAM (1994), em relação ao fracasso nos diversos níveis de estudo da matemática revela que não são os alunos que desconhecem a matemática, é a matemática ensinada nas escolas que desconhece a realidade dos alunos.
O professor continua valorizando em seu trabalho a memorização e a repetição como única forma de ensino e aprendizagem, o que faz aumentar o distanciamento e o desinteresse pela matemática, como também o pouco desenvolvimento do raciocínio matemático.
A escolaridade básica, hoje pressupõe o domínio completo dos recursos da língua escrita e da matemática. É um domínio que exige o uso do computador como um instrumento pedagógico que escreve, que calcula e que imprime, isto é, o domínio dos programas que contêm esses recursos como os programas de texto, de cálculo e outros.
O computador é uma ferramenta que possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e da comunicação, ou seja, permite criar ambientes de aprendizagem que fazem surgir novas formas de pensar e aprender e, principalmente, de se comunicar. Para que os alunos não sejam receptores passivos é necessário contextualizar essas programações, levando em consideração as necessidades, interesses e condições de aprendizagem dos mesmos.













JUSTIFICATIVA


Frente às dificuldades apresentadas pelos alunos, quanto à compreensão e resolução das quatro operações, foi possível observar que o ensino de Matemática no processo de alfabetização são ensinadas ainda hoje de forma fragmentada e descontextualizada da realidade social em que vive o aluno, encarando a matemática como algo pronto e acabado, abstrato do cotidiano. Ainda hoje, vemos as quatro operações sendo ensinadas com quadro e saliva, ou com algum material manipulável como: material dourado, tampinhas, ábaco e outros. Ressaltamos que esses materiais são importantes para a aprendizagem, porém não são suficientes para que o aluno aprenda os conceitos que envolvem cada tipo de operação matemática, ou seja, a criança precisa aprender a resolver e compreender o significado de cada operação para saber utilizar no seu cotidiano, por exemplo: comprar um produto, pagar, receber e conferir o troco, saber usar a mesada calculando os ganhos e os gastos.
A Matemática deve ser vista pelo aluno como algo prazeroso, porém, as contribuições metodológicas irão nortear o gosto, o desenvolvimento e a autonomia do aluno para com esta disciplina.
Então, algo precisaria ser feito e teria que haver um forte componente lúdico que despertasse o gosto e a compreensão pelas quatro operações. Nessa perspectiva, a proposta foi deixar o aluno construir o seu conhecimento e a sua cidadania, através de materiais concretos, manipulados por meio de um mercado de sucatas, numa atividade que para ele, teria uma dose de brincadeira, mas com sentido, pois se trata de situações vividas em seu cotidiano.
A partir do mercado de sucatas a sala de aula deixa de ser um local de ensino para oficina de aprendizagem.
Segundo TOLEDO, (1997), é na inter relação com o meio que o aluno irá construir conceitos que lhes proporcionarão uma aprendizagem significativa, pois na teoria de Vygotsky a criança é capaz de interiorizar, armazenar e construir o conhecimento, sendo assim, ao trabalhar as quatro operações é fundamental desenvolvê-la com atividades contextualizadas no cotidiano do aluno.
Quando se trabalha as quatro operações com números naturais de maneira lúdica estaremos formando na criança a autonomia definida por Piaget, ou seja, os alunos têm liberdades para falar, as relações são de respeito, os conteúdos trabalhados não estão prontos e acabados, deixando o aluno pensar.
Usando uma linha construtivista o aluno pode utilizar-se do senso comum, do contato didático para resolver suas dificuldades sendo tão importante quanto o conhecimento científico assumido pelo professor.
Diante deste desafio, propomos também colocar a informática como instrumento tecnológico e atual na aquisição de conhecimentos de maneira dinâmica e atrativa, conciliando teoria e prática de forma contextualizada. Pois hoje, cabe aos educadores o grande desafio em colocar as mídias como recurso pedagógico a serviço do processo ensino aprendizagem, preparando assim um aluno crítico e criativo diante de sua realidade.



OBJETIVO GERAL


Possibilitar que os alunos sejam autônomos no processo de aprendizagem, criando identidades no sentido de opinar durante a apreensão do conhecimento, provocando intimidade do educando com o conteúdo, de forma que o mesmo possa associar a matemática com seu cotidiano, instigando importante vontade de transformações sociais.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Facilitar procedimentos de cálculos que levem à ampliação do significado do número e das operações ampliando a visão de mundo.
Proporcionar aos alunos um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção.
Desenvolver a criatividade, o raciocínio, percepção, auto-determinação e confiança, bem como socializar opiniões em relação aos trabalhos desenvolvidos.
Oportunizar aos alunos desenvolver as múltiplas inteligências, utilizando os recursos oferecidos pelo computador nas atividades desenvolvidas.
Desenvolver as competências e habilidades nas diferentes áreas do conhecimento.








METODOLOGIA


Para a realização do projeto será trabalhada a linha construtivista, pois leva o aluno a construir o conhecimento de forma lúdica e com significado. O projeto Mercado de Sucatas terá o intuito de fazer com que o aluno associe a matemática aprendida na escola com a matemática vivida fora da escola, baseando-se na hipótese de que o mesmo tem a dificuldade de assimilar os conceitos matemáticos, uma vez que em sala de aula se ensina de modo fragmentado e descontextualizado de sua realidade.
Em conversa com alguns professores e técnicos do LIED-Laboratório de Informática Educativa sobre a idéia de trabalhar em forma de projeto, a partir de uma “situação problema” encontrada em sala de aula, teve-se a idéia de construir um projeto juntamente com a participação dos alunos, onde os mesmos são: autores e construtores do seu conhecimento e o professor é o mediador/orientador da aprendizagem.
Neste processo, juntamente com os alunos foi discutida e sugerida a idéia em montar um mercado de sucatas organizado por eles, onde cada criança contribuiu com vários produtos descartáveis como: embalagens, caixas, rótulos, latas, pacotes e outros. Produtos estes que acabariam indo parar no fundo de quintais e terrenos baldios, promovendo o criadouro do mosquito da dengue. A partir do mercado de sucatas serão desenvolvidas diversas atividades envolvendo as quatro operações tais como; problemas, porcentagens, sistema monetário com uso de dinheiro de brinquedo, frações, sistema de medidas, geometria e outros.
O projeto será transdisciplinar, ou seja, serão trabalhadas todas as áreas do conhecimento envolvendo os diferentes tipos de sucatas. Por exemplo: pesquisa e comparação de preços, tomada de decisão, prazo de validade dos produtos, marcas, propagandas, tipos e formas das embalagens, origem dos produtos (estado e região de fabricação), matéria prima utilizada na fabricação, produtos frágeis e perecíveis, produtos orgânicos e industrializados, informação nutricional, alimentação saudável e outros. O projeto será desenvolvido em sala de aula através de atividades lúdicas e posterior no LIED através dos recursos do Linux 3.0: Write-tabela-gráfico-calculadora-colour-paint, site WWW.atividades educativas.com.br e o site WWW.prof2000.pt/users/rosaritos/textes/3ºano.htm para melhor desenvolvimento e apresentação dos trabalhos propostos.
A apresentação acontecerá na Escola Chapeuzinho Vermelho, juntamente com a equipe de professores, direção/coordenação e técnicos do LIED- Laboratório de Informática Educativa, alunos, pais de alunos e comunidade através de fotos, slides, painéis, data show, relatórios e relatos de alunos.

CRONOGRAMA


PROJETO TRANSDISCIPLINAR
2009
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
Desenvolvimento em sala, compra, venda, cálculos, problemas
Atividades interdisciplinares
X
X
X
X
X
X
X
X
Whrite
X
X
X
X
X
X
X
X
Colour paint
X
X
X
X
X
X
X
X
Site: WWW. atividades educativas.com.br
X
X
X
X
X
X
X
X
Site: WWW.prof2000.pt/users/rosaritos/textes/3ºano.htm
X
X
X
X
X
X
X
X









quarta-feira, 1 de julho de 2009

PROJETO FESTA JUNINA


PROFESSORAS

CELIA MACIEL NUNES

ISAURA GORETE

ZOLEIDE DA ROSA

TEC. DE LIED- JEAN BARBOSA

ESTAGIÁRIA - MARLI DALAZEN


sábado, 6 de junho de 2009

PROJETO FOLCLORE



PROJETO FOLCLORE

PROFESSORAS

ELIZETE CARVALHO MACIEL

LURDES MARIANO MENDES

ROSELI GOMES

OBJETIVO

- VALORIZAR AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

-ESTIMULAR A AMPLIAR A LIGUAGEM ORAL

-INCENTIVAR A ESCRITA

-ESTIMULAR O RITMO, CRIATIVIDADE E PRAZER PELAS CANTIGAS DE RODA

quarta-feira, 1 de abril de 2009


ESCOLA ESTADUAL CHAPEUZINHO VERMELHO
Projeto
Aluno Monitor
IDEALIZADORES - Tec. de Laboratório Jean de Oliveira Barbosa
Coordenação Pedagógica
Direção Escolar.

Março de 2009
Terra Nova do Norte – MT

Justificativa

Tendo em vista que os laboratórios de informática educativa que já estão instalados nas escolas, e verificou–se a necessidade de preparar alunos para dar suporte a comunidade escolar, o Aluno Monitor trará uma contribuição valiosa para muitas escolas abrindo a porta do laboratório de informática. Com esta ação fundamental, gestores, professores, funcionários, alunos e comunidade passaram a usufruir de uma tecnologia já disponível, mas, muitas vezes, subutilizada ou mesmo abandonada.

Com as competências adquiridas neste programa, o aluno além de ajudar seus colegas, professores e comunidade, desenvolve qualificação para o mercado de trabalho, promovendo a socialização do jovem e a inclusão digital.
Ao permitir que educadores e estudantes alcancem seu potencial pleno por meio do uso de ferramentas da tecnologia, o Aluno Monitor pretende melhorar a qualidade do aprendizado e promover o desenvolvimento humano pela educação.

Objetivo Geral

· Capacitar os alunos para desempenhar funções de apoio, monitorando os professores de Laboratório de Informática de cada escola.

Objetivo Específico

· Propor junto ao aluno o desenvolvimento de projetos cooperativos, utilizando temas atuais e emergentes no contexto.
· Promover a formação em conceitos básicos de tecnologia, o gerenciamento do laboratório de informática das escolas e a multiplicação de conhecimentos para os alunos;
· Envolver alunos que se destacam em todas as disciplinas, para organizar atividades de extensão com a comunidade;
· Replicar as habilidades adquiridas a outros alunos monitores, garantindo a multiplicação do conhecimento;
· Capacitar alunos para desempenharem as funções de apoio, auxiliando os professores e a comunidade, quando do uso do LIED.
· Fazer com que ele se sinta valorizado com a responsabilidade que lhe é confiada.
Público Alvo
Alunos de todos os segmentos, ciclos, da Escola Estadual Chapeuzinho Vermelho, e também outras Escola Públicas do município de Terra Nova do Norte.

Conteúdos

· Pacote Office
· Linux: Software Livre;
· Introdução ao SO Linux; História do Linux; Características do Linux (Distribuições)
· Linux x Windows;
· Vírus; Segurança (senhas);
· Como é o Linux?Ligando o seu computador com o Linux; Contas de usuários;
· Primeiros Passos -se localizando;
· Conceitos Básicos Sistema de Arquivos;Diretórios;Criando e removendo diretórios e árvore de diretórios do Linux;
· Manipulando arquivos;Criando, renomeando e movendo arquivos;
· Permissões; Área de Trabalho; Proteção de tela, senha, mudança de imagens, etc;
· Ambientes Gráficos (Gnome, KDE, etc);Aplicativos;Meu computador (rede, discos locais);
· KonquerorSoftwares;
· Tux Paint;
· Gimp;
· Players;
· Gravação de Cds;
· Jogos;OpenOffice;
· WriterCalc;
· Impress. Extensões de Arquivos de Linux para Windows;
· Navegadores (internet) Mozilla;
· Konqueror;Ópera e outros.Terminal (básico);
· Softwares Educacionais para educação infantil;
· Instalando o Linux;
· Particionando o hd;Configurando.

Instrutor: Próprio Técnico do Laboratório já capacitado para esta formação estará ministrando essa formação aos monitores. Fazendo avaliações, e transmitindo ao NTM, do qual estará fornecendo os certificados de participação e conclusão do mesmo.

Carga Horária Total
20 horas

domingo, 1 de março de 2009

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE

professoras
EROTILDES CRISTINA
ISAURA GORETE
ZOLEIDE DA ROSA

Justificativa : É importante e básico para os alunos conhecerem a realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, no Brasil e no mundo. As vivências e os estudos propostos no projeto visam proporcionar ao aluno um espaço favorável a sua atuação, enquanto sujeito ativo das ações sociais e, consequentemente, indivíduos transformadores do meio.

Objetivo: O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsáveis pela limpeza da escola e da cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletivas a fim de que possa ser reciclado e transformado novas coisas. Tornando-os conscientes das conseqüências oriundas da não preservação do meio ambiente .
Conteúdos : a parte do currículo que escolhemos para trabalhar foi o estudo do meio , dando ênfase ás questões ambientais , entro dos seguintes componentes :
Língua Portuguesa – apresentação do alfabeto e construção da escrita : letras e sílabas
Ciências – reciclagem , separação e decomposição do lixo, bem como sua influencia na vida o planeta .
Arte – produção de desenhos , confecção e brinquedos , roupas , acessórios feitos de material reciclado , canções e brincadeiras infantis . Elaboração de uma peça abordando os aspectos do meio ambiente .
História e Geografia – localização geográfica e pesquisas sobre a problemática do lixo.

Metodologia e Procedimento:O projeto terá inicio em abril /2009 , com uma sondagem junto aos alunos , destacando-se a problemática do lixo . A partir esta sondagem realizamos um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema em questão para ser trabalhado em sala de aula . será elaborado um plano de aula , utilizando bibliografias e matérias disponível na escolas como vídeo , Cd musicais , revistas e modelos de atividades que propiciem a confecção de brinquedos com produtos reciclados : garrafas plásticas , rolos de papel higiênico, potes de iogurte , palitos de picolé, tampinhas etc. Palestras com especialistas também poderão ser previstas
Avaliação : A avaliação do projeto , será observado através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção os três “ R” Reduzir, Reutilizar e Reciclar . Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam de que toa matéria prima pode ser reaproveitada e de que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão considerados positivos